Gay ativo e gay passivo


Quando assumimos a homossexualidade para amigos a pergunta trivial e mais curiosa é: ativo ou passivo?

Gay ativo e gay passivo

Passivo ou Ativo. Afinal, tem que ser assim?

Curioso que essa ideia, tanto para heterossexuais como para gays, levanta a questão do ser masculino e ser feminino. De fato, boa parte dos gays que se pronunciam restritamente ativos, lidam com a dificuldade de entender que a atividade não quer dizer ser mais homem que um gay passivo. Está implícita nessa dualidade, ativo e passivo, a ideia de que um gay ativo é mais másculo, é o “homem” da relação e o gay passivo é mais feminino.

Acontece que isso é uma grande bobagem e tem fortes influências da nossa sociedade. Tão influente que, normalmente (embora não como uma regra), o ser ativo e o ser passivo acabam refletindo no fisiológico. “Gay ativo sente dor, gay passivo dá com louvor”. Tudo coisa da cabeça pois dá para ter muito prazer das duas formas, e isso sim é fisiólogico.

O ponto mais importante desse tema é que a atividade ou a passividade, nesse contexto, não nos faz nem mais gays nem menos. Essas influências sociais, com cara de machismo e presas na dualidade homem e mulher, muitas vezes confundem nossas cabeças e acabam limitando nossos relacionamentos.

O gostoso é acontecer de tudo. Ou melhor, aproveita mais, de maneira mais plena, quem não se bloqueia e permite os dois lados da moeda. A realidade que fica é que vivemos numa sociedade gay cheia de bloqueios.

22 thoughts on “Gay ativo e gay passivo

  1. Pingback: Ativo ou passivo? | minhavidagay

  2. Gente adorei o texto, porém acho que cada um é cada um.
    Namoro ha 3 anos e nunca fui ativo, meu namorado é bastante ativo e não tenho essa dificuldade, ser passivo é maravilhoso ele ama eu eu também. Sou feminino e ele masculino, tem que ter o contraste na relação eu acho. Mas como eu disse cada um é cada um… Vamos ser feliz do jeito que queremos.

    • Oi Pako!

      Bom que você encontrou essa complementariedade. Mas nem todos encontram. Tenho muitos amigos que esbarram nessa questão da dicotomia “ativo” e “passivo”. Esse post é dedicado basicamente para essas pessoas. De qualquer forma, o importante é ser feliz!

      Obrigado pela sua breve declaração! :)

      Abs,
      MVG

  3. Sou garota e hetero ( o que estou fazendo aqui? Kkkkk), bem recentemente comecei a assistir animes Yaoi (Temática Gay) e no anime é muito definido essa coisa de ativo e passivo, onde o ativo é mais alto, velho e masculino. O passivo é mais baixo, jovem e delicado. Fiquei curiosa sobre isso, imaginei que a relação teria um “revezamento” assim ambos sentiriam prazer mas pelo visto cada um faz como acha melhor, é assim ou eu entendi errado?

    Tenho um amigo gay não conheço o namorado dele e minha amiga lésbica tem uma esposa, mas nunca pensei sobre isso numa relação entre mulheres.

    Enfim obrigada.

    • Oi Pantherstone,
      tudo bem?

      A questão de ser ativo ou ser passivo é um tanto polêmica. Há gays que se dividem assim e outros que pensam que atividade e passividade são conceitos de forte influência dos modelos heterossexuais. No meu ponto de vista, essa cisão ou dualidade entre ativos e passivos, sexualmente falando, é algo bastante cultural e – sim – de forte influência da heterossexualidade. “Precisamos” criar essa dualidade para melhor nos contextualizar. Mas isso não diz respeito a todos os gays.

      Entre mulheres também há essa cisão ou dualidade. Normalmente a “macho” ou ativa é mais masculinizada e a mais feminina é mais feminina.

      Mas particularmente acho que essas divisão é muito fruto cultural do modelo heterossexual. Devíamos pensar no prazer pela totalidade.

      Abs,
      MVG

  4. ola achei interressante o texto apesar
    de eo Ser Gay Passivo
    sou muito Mais Passivo
    do ke vcs pensam
    Minha relaçaõ com essa
    sexualidade começo
    muito cedo des do 4anos
    de idade já comecei
    a senti Gay passivo passo
    uns tempo ai o trem
    começo msmo a Ser
    Gay msmo mais
    eo tinha vergonha de
    Conta pra minha familia
    que So Gay eles ñ aceitam
    Mas eo ñ ligo pros soutros
    que reparam de mim que
    deigem.
    pois bem
    Cada um e cada um
    vive do geito que vc
    acha melhor
    o inportante e ser Feliz
    com a pessoa que ama
    e qué Um. Abraço

    Parabéns pelo texto
    adorei
    ?????

  5. ._.ah eu sou gay, otaku e gosto de yaoi e de shonen ai também, nao tenho muita ‘experiência’ mas nao me prendo à rótulos, não sou ativo ou passivo, faço oque gosto quando gosto e com quem gosto, se eu quiser ficar com um garoto que é passivo e ele quiser ficar comigo não vou deixar de fazer so por ter mais ‘características’ femininas sahus’

  6. Concordo,sou bissexual e no inicio so era ativo por achar que se fosse passivo seria uma “bichinha”,mas hoje acho que isso não tem nada ver o importante é curtir o sexo de todas as formas,é ser livre.Na verdade vai da pessoa também que está com voce.

  7. Nunca senti vontade de ser passivo por isso sempre tive relação com gay afetados, terminei um namoro de 3 anos a pouco e comecei a sentir interesse em caras mais discretos. Mais sempre com desejo de ser ativo. Preso por uma relação saudável e duradoura tipo casar. É possível ter uma relação como casamento não sendo passivo em nenhum momento?
    juninho27blah@hotmail.com

  8. Edu, existem rapazes que não se preocupam nem um pouco em serem apenas passivos…o importante é que haja uma satisfação entre ambos…e se ao longo da relação algum quiser algo novo e o outro estiver de acordo, tudo bem….é uma questão de estar em harmonia msmo e deixar rolar ;)

  9. Eu sou o tipo de pessoas que adora tudo que vai contra o clichê, pois isso me dá tesão. Eu tenho baixa estatura (1,60) e sou ativo. A maioria dos meus parceiros são 100% passivos, são bem mais masculinos que eu, além de serem bem altos (alguns chegando a ter 2 metros!). Eles têm tesão em serem “comidos” por um baixinho…Rsrs

  10. cada resposta sua sentença….
    Ativo e passivo quer dizer isso mesmo, ativo é masculino e passivo de feminino, embora exista muito ativo que mais parece um feminino… muito mesmo.

Deixe um comentário

